ADESG — 17 de janeiro de 2017 8:01 pm

Presidente da ADESG, Professor Gustavo Heck, profere Aula Magna em Porto Alegre no Curso em Política, Estratégia e Gestão – CEPEG/2016

11 1

Teve início no dia 30 de maio, em Porto Alegre, mais um Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão – CEPEG, em parceria com a Faculdade Luterana São Marcos, com a presença de profissionais liberais, executivos, servidores, gestores públicos, e oficiais das Forças Armadas. A palestra de abertura do curso foi proferida pelo Cel Inf R/1 Rogério de Abreu Petry, Diretor do Curso, que deu as boas vindas aos alunos e apresentou as normas gerais do curso, bem como a forma de participação em visitas estratégicas a instituições civis e militares e a viagem de estudos que está programada.
O CEPEG conta com participação de 22 alunos e tem o encerramento previsto para dia 27 de outubro do corrente ano. Em 31 de maio ocorreu à palestra do Dr. Everton Marc sobre o Sistema ESG & ADESG com o objetivo de mostrar aos alunos os aspectos que envolveram a criação da Escola Superior de Guerra (ESG), em 1949, seus princípios filosóficos, seus cursos e a situação atual com a criação de um “campus” em Brasília. Da mesma forma a criação da ADESG, em 1951, seus objetivos, fundamentos e capilaridade na difusão da doutrina da ESG pelo Brasil.
No dia 01 de junho, pela tarde, antes de proferir a Aula Magna, o Presidente da ADESG, Econ. Dr. Gustavo Alberto Trompowsky Heck visitou a nova sede da ADESG/RS, em companhia do Delegado da ADESG/ES, Adm. Ricardo Bergmannn.
A noite, as 19:00 horas, aconteceu a abertura oficial do CEPE/CEPEG de Porto Alegre/RS com uma solenidade que teve início com o canto do Hino Nacional. A seguir foram nominados os alunos inscritos no curso. Após, o Delegado da ADESG/RS, Dr. Everton Marc, se dirigiu ao público presente ao Auditório do GBOEX, cerca de 100 pessoas, discorrendo sobre as atribuições da Escola Superior de Guerra e da Associação dos Diplomados da ESG, a ADESG. Enfatizou a necessidade que temos de conhecer a realidade brasileira e do mundo em que vivemos para procurar, através da ampliação do conhecimento e do aumento da participação de todos, uma forma de nos capacitarmos a enfrentar desafios e propor soluções para a preservação dos nossos valores e a defesa dos interesses nacionais, oportunidades para o nosso país e o aperfeiçoamento das nossas instituições e da democracia.

11 2
Dando prosseguimento, o Prof. Dr. Gustavo Heck deu início a sua Aula Magna tendo como tema o “Panorama Mundial e o Brasil”. Dentro do Panorama Mundial explanou sobre os grandes blocos econômicos existentes e seus interesses e suas influências dentro de um mundo incerto, instável e inseguro, com diversos projetos da disputa da hegemonia mundial. Sobre a Geopolítica do Século XXI listou e comentou aspectos relacionados com os Recursos Naturais, os Avanços Tecnológicos, as Parcerias Estratégicas, as Questões Climáticas e Ambientais, as Reivindicações Territoriais, as Migrações e Antagonismos Gerados (pobreza, desemprego, guerras), Intolerância Religiosa e Racial e Conflitos e Tensões Sociais. Falou sobre as crises brasileiras que passam pela política, economia e ética.
Sobre o momento atual, discorreu sobre o Governo Temer e suas propostas econômicas, como o restabelecimento da credibilidade e confiança, um programa básico que contemple um ajuste tributário e contenção dos gastos públicos, desindexação de benefícios, concessões e privatizações e retomada de investimentos em infraestrutura (parcerias público privadas). Reformas Estruturais (previdenciária, trabalhista e tributária) e Reformulação no Campo da Política Externa. Abordou três Cenários Prospectivos. O primeiro seria o Retorno de Dilma, com o recrudescimento dos conflitos sociais, dificuldades na economia, desemprego e recessão, base parlamentar enfraquecida e oposição sistemática. O segundo seria o Governo Temer, com reformulação da base parlamentar, retomada gradual da credibilidade e confiança, recuperação de investimentos externos e internos, apoio do legislativo e oposição do bloco da esquerda. O terceiro e último cenário seria a Renovação Política, com a cassação da chapa Dilma e Temer pelo TSE, recuperação lenta e gradual da economia, retomada de investimentos, pacto de governabilidade e discussão de alternativas políticas (semipresidencialismo e parlamentarismo).
Encerrou a palestra afirmando que “A Nação que não traçar o seu próprio rumo o terá traçado por outra”. Logo após iniciaram-se os debates com diversos debatedores questionando o palestrante. Finalizado os debates, o Dr. Everton Marc, Delegado da ADESG/RS, agradeceu ao palestrante pela excelente Aula Magna proferida. Na ocasião entregou um diploma de agradecimento. Após os presentes cantarem o Hino Riograndense os trabalhos forma encerrados e todos os presentes participaram de um coquetel nas próprias instalações do GBOEX. Prof. Dr. Gustavo Heck e alguns alunos do CEPE/CEPEG.

Prof. Dr. Gustavo Heck e alguns alunos do CEPE/CEPEG

Prof. Dr. Gustavo Heck e alguns alunos do CEPE/CEPEG

Foto: ADESG/RS ASCOM

(ADESG/RS ASCOM/FM)

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg

Deixe uma resposta

— required *

— required *