Delegacia da ADESG do Rio Grande do Sul prepara líderes estratégicos no Brasil

Delegacia da ADESG do Rio Grande do Sul prepara líderes estratégicos no Brasil

7-1

A preparação de líderes é uma das propostas da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), que, por meio de sua Delegacia no Rio Grande do Sul, está desenvolvendo mais uma edição do Curso de Extensão Política, Estratégia e Gestão (Cepeg), convênio com a Faculdade Luterana São Marcos, de Porto Alegre, que, por sua vez, outorga titulação universitária.
A extensão, conforme o Delegado da ADESG-RS, Everton Marc, estimula a formação de líderes com método de planejamento estratégico para que possam agir corretamente para obter cenários desejados.
Segundo Marc, o curso procura atender às expectativas, tanto públicas como privadas, com o envolvimento de todos os partícipes em um processo estratégico. A Adesg-RS, há vários anos, mantém convênios com universidades e faculdades do Rio Grande do Sul para o aprimoramento da sociedade como um todo.
De acordo com o professor Ricardo Azevedo, da Escola Superior de Guerra (ESG), o curso tem conteúdo diferenciado dos demais currículos acadêmicos, estimulando o aperfeiçoamento de líderes nas mais diversas áreas de atuação, bem como no desenvolvimento da carreira profissional, tornando-os mais aptos a colaborar na construção da sociedade.
“O pensamento básico da Escola Superior de Guerra é ministrado com base nos valores universais da cultura ocidental cristã”, comenta o professor. Deste modo, o curso procura dar uma visão abrangente e sem similaridade no País.
No conteúdo programático do curso são abordados os temas: Panorama Geoestratégico Mundial e o Brasil; A proteção ao conhecimento sensível; O papel dos meios de comunicação na democracia; Racionalização da gestão das empresas; Poder Nacional e expressões do poder; Logística e mobilização para segurança e defesa nacional; Reforma política no Brasil; Terrorismo – características, tipologia e globalização; A conjuntura econômica atual; Segurança e defesa nacional; A estratégia nacional de defesa; fundamentos da geopolítica; Aspectos da conjuntura econômica e economia regional; Questões sociológicas da sociedade brasileira; Elementos teóricos da política e relações internacionais; O estado, o governo e a administração; Gestão estratégica; e Competências gerenciais de RH. Entre os participantes estão profissionais liberais, executivos, funcionários públicos, oficiais das FFAA e BM, pesquisadores, professores e acadêmicos.
A extensão, que está na 53º edição, é realizada na sede do Gboex, na Avenida Sete de Setembro, 604, tem um total de 225 horas/aula.
A ADESG mantém estreita vinculação com a ESG, fundada em 1949, hoje subordinada ao Ministério da Defesa, que é um instituto de altos estudos. A ADESG-RS foi fundada em 1962 e já promoveu mais de 100 ciclos de estudos.

Foto: ADESG/RS ASCOM

Osni Machado
(ADESG/RS ASCOM/FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *