No rollout do E-2, Comandante destaca política que colocou Brasil na era da tecnologia

No rollout do E-2, Comandante destaca política que colocou Brasil na era da tecnologia

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O KC-390, maior avião produzido pelo Brasil, acompanhado por sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, abriu o evento que apresentou no dia 25 de fevereiro a nova geração de jatos comerciais com até 130 passageiros. Batizado de E-2 190, a aeronave tem asas mais alongadas – aerodinamicamente mais avançadas, motores maiores e deve reduzir em 16% o consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, além de 20% de economia nos custos de manutenção.
“É uma satisfação muito grande ver o E-2 fazer o seu rollout, apresentação, hoje. Isso comprova que os conceitos e a estratégia que nasceram lá no tempo do Brigadeiro Montenegro, Marechal do Ar Casemiro Montenegro – fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica nos anos 50, foram corretas. Vimos pelos aviões que sobrevoaram aqui, desde o Ipanema, o Legacy, o jato 190 e o KC-390 escoltado pelos A-29, Super Tucano, que isso foi uma política correta e o Brasil entrou definitivamente na era da tecnologia”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.
A tecnologia de comandos eletrônicos do avião, o fly by wire na versão completa, e trem de pouso em aço e titânio, por exemplo, são alguns dos itens que estão no KC-390 e também foram incorporadas à aeronave E-2.
O presidente da Embraer, Frederico Curado, definiu como “simbiose positiva” o uso dual de tecnologias na aviação para uso em aeronaves civis e militares. O que ocorre desde o projeto AMX da década de 80, cujas tecnologias foram empregadas nos jatos 145 e 170. O KC-390 se beneficiou da experiência em desenvolvimento de aeronaves comercias. “É uma evolução. A cada produto novo vamos incorporando tudo de bom que foi aprendido, seja militar ou civil. O KC-390 está nesse processo de evolução. Hoje, ele é o avião, junto com o E-2, mais moderno que temos, de última geração ”, afirmou. De acordo com Curado, o processo de certificação do KC-390 será no final de 2017 e do E-2 em 2018.

Foto: CECOMSAER

(CECOMSAER/ FM)

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