Memorial binacional homenageará combatentes da Batalha dos Guararapes

Memorial binacional homenageará combatentes da Batalha dos Guararapes

pag 6 2

Com o intuito de proteger e preservar a história na área de defesa do Brasil, o ministro Aldo Rebelo propôs, no dia 20 de janeiro, ao embaixador da Holanda no País, Han Peters, uma cooperação cultural, com a possível parceria para criação de um memorial binacional que homenageie os combates da Batalha dos Guararapes.
A ideia é que o memorial seja instalado no Parque dos Guararapes, no Recife (PE). “Queremos preservar a memória dos soldados e oficiais que faleceram em combate. Para isso, precisamos ter acesso a arquivos, documentos, montar um acervo com equipamentos e até proteger os sítios históricos como forma de preservar a memória comum”, explicou Aldo.
A Batalha dos Guararapes, ocorrida no século XVII, foi travada em dois confrontos entre o exército da Holanda e os defensores do Império Português no Morro dos Guararapes, atual município de Jaboatão dos Guararapes, situado na Região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco.
O memorial receberia bustos dos combatentes e preservaria a lista com os nomes dos protagonistas da Batalha. “A ideia é ótima. Vamos trabalhar e continuar desenvolvendo esse projeto. Fazer a ligação com o passado e entender o presente”, disse Han Peters.
O ministro falou ainda sobre a oportunidade de envolver a comunidade, criar um espaço interativo e educativo que permita atividades escolares e para pesquisadores dentro do Parque dos Guararapes. “Podemos também fazer uma exposição itinerante por algumas cidades brasileiras com os equipamentos utilizados na Batalha”, concluiu.

Foto: Tereza Sobreira/ MD

(MD ASCOM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *