Chefe do Estado-Maior da Força Terrestre de Autodefesa do Japão visita o Brasil

Chefe do Estado-Maior da Força Terrestre de Autodefesa do Japão visita o Brasil

pag 11 1

Com o objetivo de aprimorar a relação de cooperação na área de defesa, o Chefe do Estado-Maior da Força Terrestre de Autodefesa do Japão, General de Exército Kiyofumi Iwata, conversou, em 22 de fevereiro, no Ministério da Defesa, com o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Ademir Sobrinho. Essa é a primeira vez que um Chefe de Estado-Maior japonês visita o Brasil.
Os dois países possuem 121 anos de relações diplomáticas e, desde outubro de 2014, quando o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe esteve no Brasil, iniciou-se uma relação de cooperação na área de defesa. “Temos interesse em aprofundar essa cooperação, principalmente no que tange os produtos de defesa”, ressaltou o Almirante Ademir.
O General Iwata lembrou que as Forças Armadas possuem ações comuns ligadas à defesa e à integridade de seus territórios. “Em visita ao Comando do Exército Brasileiro, pudemos conhecer alguns projetos estratégicos brasileiros e perceber como podemos integrar com o Exército japonês”, disse o Chefe da Força Terrestre.
Atento aos grandes eventos mundiais e a perspectiva de futuro, o general também acrescentou a importância do intercâmbio de conhecimento e experiência com o Brasil. “Nos Jogos Olímpicos, as Forças Armadas brasileiras terão um papel preponderante e nós temos muito que aprender, porque daqui a quatro anos o Japão irá sediar os jogos”, concluiu Kiyofumi Iwata.
Após passagem por Brasília, a comitiva japonesa seguiu viagem para Manaus e Dourados (MS), onde visitará, respectivamente, o Centro de Instrução de Guerra na Selva e o Sistema de Monitoramento de Fronteiras do Brasil (Sisfron).

Foto: Gilberto Alves/MD

(MD ASCOM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *