ADESG, ESG — 8 de abril de 2016 8:24 pm

Professor Gustavo Alberto T. Heck assume presidência da ADESG em solenidade na ESG

pag 11 1

No dia 08 de dezembro de 2015, foi realizada, na Escola Superior de Guerra (ESG), a solenidade de posse do novo presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Professor Gustavo Alberto T. Heck, para o biênio 2016/2017.
A cerimônia contou com as presenças do Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, do atual Presidente da ADESG, Vice-Almirante Ricardo Antônio Veiga Cabral, do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, dos ex-presidentes da Associação, o advogado Américo Barbosa de Paula Chaves, o General de Exército Licínio Nunes de Miranda Filho, o professor Pedro Ernesto Mariano de Azevedo, o Brigadeiro Intendente Hélio Gonçalves e o doutor Pedro Luiz Berwanger, e demais autoridades.
Na ocasião, o Vice-Almirante Veiga Cabral fez um discurso de despedida e efetuou a passagem do cargo ao Professor Heck, e, em seguida, tomaram posse os 10 componentes do Conselho Superior, os seis membros escolhidos para o Conselho Fiscal e os sete eleitos para compor a Diretoria Executiva.
Após a assinatura do Termo de Posse, foram entregues as Medalhas do Mérito Adesguiano a 16 personalidades. Instituída em 1961, a medalha destina-se a homenagear os associados da ADESG que tenham prestado serviços relevantes à Associação, ou, por seu intermédio, à comunidade nacional.

(ESG ASCOM/ FM)

Em seu discurso o professor Heck falou que gostaria de homenagear a todos, em especial um grupo que o encoraja e o estimula a estudar e acreditar no Brasil, representado ali na ocasião por sua esposa Marisa, seus filhos e netos.
Depois o novo presidente falou sobre a criação da ESG e seu desenvolvimento. A seguir descreveu como foi a formação da ADESG pelo Almirante Benjamim Sodré que reuniu 57 estagiários da ESG e os ex-formandos da turma de 50. Assim nasceu a ADESG.
Afirmou que nos 64 anos da ADESG vai presentear a ESG com uma placa em homenagem ao Almirante Benjamim Sodré, que será afixada na ponte de atracação da instituição.
Disse ainda que a ADESG vai se engajar nas propostas, que foram formuladas ainda na década de 50, precisamente em 1955, quando foi criado um grupo de estudos que apresentou uma proposta denominada “Rearmamento Moral do Brasil”. Para o professor Heck a proposta continua válida até hoje.
Por várias vezes afirmou enfaticamente que nós brasileiros devemos ter orgulho do Brasil. Foi aplaudido entusiasticamente.

(FM)

Quem é Gustavo Heck?

O presidente eleito da ADESG para o biênio 2016-2017, professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, é economista, formado pela Faculdade de Economia da Universidade do Estado da Guanabara, em 1966. Possui cursos de mestrado na área da Engenharia da Produção, pela COPPE/UFRJ, e em Segurança e Defesa Hemisférica pela Universidad del Salvador (Argentina) e Colégio Interamericano de Defesa (Washington DC).
Iniciou sua atividade profissional na Eletrobrás, ainda como estagiário, passando a economista, após a formatura. Foi assessor do Ministro da Agricultura Dr Ivo Arzua. Ocupou o cargo de Secretário-
-Geral do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).
Mais tarde, foi diretor-financeiro da Companhia de Habitação do Estado
do Rio de Janeiro, o que resultou em convite para atuar como assessor no Banco Nacional da Habitação (BNH), quando foi indicado para os cargos de assistente da Presidência, gerente e diretor interino na área de Habitação Popular.
Em 1973, cursou o Ciclo de Estudos em Segurança e Desenvolvimento da ADESG-RJ e, em 1998, foi estagiário do CAEPE/ESG. A partir dai tornou-se conferencista da ADESG em várias delegacias.
Na ESG, atuou na antiga Divisão de Pesquisa e Doutrina e no Centro de Estudos Estratégicos. Ainda na ESG, foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Gestão de Recursos de Defesa – CGERD -, tendo sido diretor e coordenador do referido curso.
Hoje, Gustavo Heck é professor e coordenador de cursos ligados à área de Segurança e Defesa, em diversas universidades, além de ser Conferencista Emérito e professor da Escola Superior de Guerra e das escolas de Estado-Maior das Forças Armadas. Escreveu livros e artigos abordando as questões ligadas à Habitação, Planejamento Estratégico e Segurança e Defesa. É comentarista da Globo News e da RádioCBN. Possui 16 condecorações. Sempre esteve ligado à ADESG, seja como conferencista ou membro da diretoria. Na nova missão, o futuro presidente terá como vice-presidentes o Contra-Almirante Mauro França de Albuquerque Lima, O Brigadeiro Engenheiro Manoel Andrade Rebello e o General de Brigada Glenio Pinheiro.

pag 11 2

Fotos: ESG

(ADESG/ FM)

Deixe uma resposta

— required *

— required *