Ministro Amorim destaca importância da ESG  para o futuro da Defesa

Ministro Amorim destaca importância da ESG para o futuro da Defesa

ESG 1

Durante cerimônia em comemoração aos 65 anos de criação da Escola Superior de Guerra (ESG), no dia 20 de agosto, no Rio de Janeiro, o ministro da Defesa, Celso Amorim, enalteceu o passado da instituição, mas lembrou que sua grande contribuição ao país se efetua no presente e também se dará no futuro.

“A vitalidade de uma instituição não se mede só pela sua tradição, mas também pela sua capacidade de se adaptar aos novos tempos, o que tem de fato ocorrido na ESG”, disse.

A habilidade da ESG em introduzir o tema Defesa na agenda da sociedade nacional foi exemplificada por Celso Amorim com cursos que dialogam com a interoperabilidade das Forças Armadas, e também com países vizinhos, como o CAD-Sul (Curso Avançado de Defesa Sul-Americano), já que, na visão dele, a cooperação com outros países é a melhor estratégia de dissuasão.

“O Brasil mudou muito nesses 65 anos e é importante que esses novos conteúdos sejam apreendidos. O CAD-Sul é o símbolo dessa nova era e dessa permeabilidade que é uma contribuição da ESG”, afirmou.

O ministro da Defesa lembrou ainda que o fato de os cursos oferecidos pela Escola abrangerem todas as áreas da administração pública viabiliza uma inserção do tema Defesa também entre a sociedade brasileira.

“Muito mais do que uma doutrina única, o que nós temos que permitir é que haja uma discussão ampla pela sociedade brasileira dos objetivos da Defesa Nacional. Fazer com que esse tema seja cada vez mais percebido, não como um projeto das Forças Armadas, ou do Ministério da Defesa ou mesmo do Governo Federal, mas como um objetivo de toda a sociedade, o que vem sendo feito na ESG”, concluiu Amorim.

Durante cerimônia realizada na Fortaleza de São João, o comandante da Escola, almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, falou sobre como a ESG vêm buscando evoluir e criar ambientes apropriados para o debate de temas atuais.

Na ocasião, autoridades do Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica, além de civis e militares que prestaram serviços relevantes à Escola foram agraciados com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, que foi primeiro comandante da ESG.

SO de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEP), em 2010. “Nesse curso, você direciona sua forma de raciocínio para aproveitar as oportunidades, para distinguir cenários e projetar soluções. Você passa a ter um comportamento de raciocínio administrativo capaz de proporcionar uma melhora da sua eficiência”, avalia.

ESG 2

Da esquerda para direita, o CMG Adalberto, o Almirante de Esquadra Leal Ferreira, o General de Exército Barros Moreira, ex- comandante da ESG, o Prof. Schettine de Aguiar, Relações Públicas da Folha Militar, o Prof. Fernando Cordeiro de Farias, que representou a família do fundador da ESG, Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias e o Coronel Montenegro, durante as comemorações dos 65 anos da Escola Superior de Guerra.

Fotos: Felipe Barra e ESG

(MD ASCOM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *