ADESG, Exército — 14 de fevereiro de 2014 1:54 pm

Rubens Teixeira da Silva, um exemplo de brasileiro vencedor

Rubens Teixeira da Silva

Rubens Teixeira da Silva

Ocupando um amplo gabinete no prédio da Transpetro localizado no Centro do Rio de Janeiro, em cujas paredes estão dispostos os diplomas e certificados que comprovam sua excelente formação profissional, o Diretor Administrativo e Financeiro da Transpetro, Rubens Teixeira da Silva, 43, passou da pobreza extrema na infância à superação de todos os obstáculos, colhendo agora a máxima realização pessoal e profissional ao ocupar tão relevante função.

O menino pobre, terceiro de seis irmãos, filho de mãe dona de casa e de pai ascensorista que sustentava a família com pouco mais de um salário mínimo, começou a mudar de vida quando decidiu ingressar nas Forças Armadas. Nem um pouco modesto em seus sonhos, escolheu justamente a Academia Militar das Agulhas Negras, uma instituição de ensino conceituada e de dificil acesso, que exige do canditato um bom preparo intelectual.

Percebendo o enorme potencial de Rubens, que durante toda a vida estudara em escolas públicas, seu irmão Paulo decidiu ajudá-lo matriculando-o em uma boa escola onde cursou o 3º ano do Ensino Médio. Aproveitando a oportunidade com uma determinação a toda prova, durante um ano ele se preparou com afinco. Superando muitos obstáculos e, surpreendendo a todos e a si mesmo, foi aprovado na AMAN, ingressando nessa academia de elite aos 17 anos. Após sua formatura, aos 21, como Oficial de Carreira da Arma de Infantaria, serviu de Aspirante a Oficial até o posto de 1º Tenente no Regimento Interno de Infantaria (REI), na Vila Militar, Rio de Janeiro.

Jornalista Luiz Carlos Pereira Coelho, Editor da Folha Militar, durante sua visita à Transpetro, recebeu de Rubens Teixeira o livro de sua autoria em parceria com William Douglas "As 25 Leis Bíblicas do Sucesso", onde os autores explicam "como usar a sabedoria da bíblia para transformar sua carreira e seus negócios". O prefácio do livro é assinado por Eike Batista.

Jornalista Luiz Carlos Pereira Coelho, Editor da Folha Militar, durante sua
visita à Transpetro, recebeu de Rubens Teixeira o livro de sua autoria em
parceria com William Douglas “As 25 Leis Bíblicas do Sucesso”, onde os
autores explicam “como usar a sabedoria da bíblia para transformar sua
carreira e seus negócios”. O prefácio do livro é assinado por Eike Batista.

Evangélico convicto, com muita fé em Deus e dotado de uma grande força de vontade, contando sempre com o apoio da família, Rubens teve que superar todos os seus medos e inseguranças para conseguir sua aprovação na AMAN e para posteriormente concluir o curso. Pouco tempo depois, Rubens foi aprovado para o Instituto Militar de Engenharia (IME), onde se graduou em Engenharia de Construção e Fortificação, sendo promovido a Capitão e designado para a chefia da Seção Técnica do 7º Batalhão de Engenharia, em Rio Branco (Acre).

Mesmo sendo grato às Forças Armadas por tudo que lhe proporcionara em termos de formação técnica e humana, ele decidiu prestar concurso em 1998 na área civil para o cargo de Analista do Banco Central. Ele foi aprovado, sendo então transferido para a reserva não remunerada do Exército como Capitão do Quadro de Engenheiros Militares (Cap R2 QEM).

Rubens permaneceu durante dez anos no BACEN, passando por diversos departamentos e aproveitando para lapidar ainda mais sua formação, cursando mestrado em Engenharia Nuclear pelo IME, pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Estácio de Sá, graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. O executivo da Transpetro recebeu o prêmio Paulo Roberto de Castro, conferido pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central por sua monografia de Direito adaptada.

Recebeu prêmio também por sua tese de doutorado, outorgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Tais premiações comprovam o impulso de excelência que ele costuma colocar em tudo o que faz.

Até que em 2008 veio a sua nomeação para o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Transpetro, indicado pelo Conselho de Administração da empresa, função que desempenha há cinco anos com muita competência. Ainda continua vinculado ao BACEN, mas cedido à Petrobras. Em 2002, formou-se no Ciclo de Estudos de Política e Estratégia na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, tornando-se Adesguiano. Reconhecido pela comunidade por sua idoneidade e como um exemplo de superação, foi laureado com diversos prêmios e medalhas, entre elas a Medalha Pedro Ernesto, a  mais importante comenda do município do Rio de Janeiro; o Título e Diploma de Colaborador Emérito do Exército; a Medalha Amigo da Marinha e a Medalha Mérito Adesguiano, maior comenda da ADESG, entre outras.

Rubens Teixeira com seus filhos: Renan (15) e Mateus (6 meses)

Rubens Teixeira com seus filhos:
Renan (15) e Mateus (6 meses)

Rubens Teixeira e sua esposa, a arquiteta Marta Regina da Silva

Rubens Teixeira e sua esposa,
a arquiteta Marta Regina da Silva

Rubens Teixeira da Silva é casado com a arquiteta Marta Regina da Silva e tem dois filhos. É palestrante, professor universitário, pastor e autor do livro “As 25 leis bíblicas do sucesso”, escrito em parceria com William Douglas. Possui uma biografia autorizada escrita por Jorge Videira, “Do monturo Deus ergue um vencedor”, que traz a bela trajetória do menino pobre que conseguiu realizar todos os seus sonhos.

(FM/Michele Maximiana)

1 Comentário

  • Nossa! Que curriculum invejável, parabéns! Quisera eu, modesto Advogado de Campo Grande, ter um curriculum desses ou 10% de sua inteligência…Mas alguma coisa temos em comum, estudamos no Raja…abraços e que Deus continue te abençoando.

Deixe uma resposta

— required *

— required *