Forças Armadas celebram o Dia da Bandeira

Dia da Bandeira

Como fazem todo ano, Marinha, Exército e Aeronáutica programaram homenagens especiais em alusão ao Dia da Bandeira, celebrado no dia 19 de novembro. As solenidades têm por objetivo estimular o sentimento patriótico, além de promover maior conhecimento sobre o símbolo nacional.
O Comando da Marinha celebrou a data em seu edifício sede, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante o evento, jovens participantes do projeto “Forças no Esporte” receberam importantes orientações sobre a Bandeira.
Aprenderam, inclusive, que exemplares em mau estado de conservação não deve ser jogados no lixo, mas sim entregues a uma unidade militar para que sejam incineradas no próprio Dia da Bandeira, segundo cerimonial peculiar.
Já a Aeronáutica homenageou a data na Base Aérea de Brasília, onde a bandeira foi hasteada, pontualmente ao meio-dia, pelo comandante da Base, Coronel
Geraldo Correa de Lyra Junior.
O Comando do Exército, por sua vez, celebrou o Dia da Bandeira às 11h40, no sábado dia 19 de novembro, em seu Quartel-General, no Setor Militar Urbano, em Brasília. A programação do evento teve apresentação da tropa, hasteamento da Bandeira Nacional, o canto do Hino à Bandeira e desfile da tropa em continência à Bandeira Nacional.
Também no dia 19 de novembro, uma programação especial foi organizada pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados. A solenidade reuniu parlamentares, autoridades e alunos da rede pública do Distrito Federal na rampa do Palácio do Congresso Nacional.
O ato cívico teve com a participação de alunos do Colégio Militar de Brasília e da banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército. Após o hasteamento da bandeira, a equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército fez uma demonstração ao público, com o apoio da Força Aérea Brasileira.
(ASCOM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *