Personalidades civis e militares são homenageadas com Medalha Mérito Santos-Dumont

Personalidades civis e militares são homenageadas com Medalha Mérito Santos-Dumont

Personalidades civis e militares são homenageadas com Medalha Mérito Santos-Dumont Ao som do hino dos aviadores, com desfile militar da Guarda de Honra e sobrevoo de aeronaves Mirage, 206 personalidades civis e militares foram agraciados com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”. O evento, realizado pelo Comando da Aeronáutica na Base Aérea de Brasília, aconteceu em homenagem ao 138º aniversário de nascimento do Alberto Santos-Dumont, pai da aviação e patrono da Aeronáutica.

Em breve discurso, o vice-presidente da República, Michel Temer, exaltou a história e a coragem de Santos-Dumont, por ter colocado em prática, em outubro de 1906, o projeto do 14-Bis, o primeiro aparelho autopropulsado e mais pesado que o ar a levantar voo. Temer participou do evento acompanhado do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito.

“Comemorar o aniversário de Santos-Dumont é, antes de tudo, reconhecer e reverenciar a memória de quem colocou todo o conhecimento pessoal e toda a energia de vida em favor da evolução”, disse, por meio da leitura da Ordem do Dia, o Brigadeiro Saito.

Entre os agraciados com a medalha Mérito Santos-Dumont estavam o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Antonio Cezar Peluso, a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, entre outras autoridades.

Medalha

A Medalha Mérito Santos-Dumont é concedida aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira. Criada em setembro de 1956, em homenagem ao brasileiro Alberto Santos-Dumont, a comenda foi concebida por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo do ‘mais-pesado-que-o-ar’.

(ASCOM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *