Centro de Comunicação Social da Marinha realiza a cobertura dos 5º Jogos Mundiais Militares

Centro de Comunicação Social da Marinha realiza a cobertura dos 5º Jogos Mundiais Militares
Equipes de Produção e Divulgação do Centro de comunicação Soacial da Marinha

O Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) mobilizou parcela da sua estrutura para a cobertura dos 5º Jogos Mundiais Militares, que ocorreram no Rio de Janeiro, no período de 16 a 24 de julho de 2011.

Com o propósito de manter os públicos interno e externo da Marinha bem informados de todo o desenrolar das competições, o CCSM elaborou o “Plano de Comunicação Social Rio 2011” e programou uma ampla cobertura do evento, de forma a contemplar o atendimento das demandas da imprensa especializada e a produção de conteúdo para a TV Marinha na Web, Rádio Marinha FM, páginas da Marinha na Internet e na Intranet, periódicos Nomar e Marinha em Revista, Nomar Online e endereços oficiais da Força nas Redes Sociais, como o Facebook, Flickr e Twitter.

Desse modo, foi deslocada para o Rio de Janeiro uma equipe de 10 oficiais e 6 praças, que se somou aos militares atualmente sediados no Núcleo de Implantação do CCSM-Rio. No total, 30 profissionais ficaram diretamente envolvidos no evento, em equipes com atribuições pré-definidas:

Centro de Comunicação Social da Marinha realiza a cobertura dos 5º Jogos Mundiais Militares
Militares das equipes de Produção e Divulgação de Conteúdo

4 equipes jornalísticas, responsáveis pela cobertura das competições selecionadas;

● 1 equipe de produção, responsável pelo levantamento diário da situação dos jogos e atualização dos resultados, prestando suporte às equipes de campo;

● 1 equipe de edição, responsável pela prontificação final dos vídeos da TV Marinha na Web;

● 1 equipe de Internet, responsável pela atualização das páginas oficiais da Marinha, das redes sociais e do hotsite criado especialmente para os jogos; e

●1 equipe de coordenação e direção, responsável pela elaboração da pauta, seleção do conteúdo, revisão e aprovação do material produzido.

Centro de Comunicação Social da Marinha realiza a cobertura dos 5º Jogos Mundiais Militares
Equipes de Imprensa e do serviço de Notícia dos Jogos


No atendimento à imprensa

● um destacamento de imprensa, responsável por realizar, de maneira tempestiva, o atendimento à imprensa e o acompanhamento da mídia, operando a partir do Centro Principal de Mídia (MPC) e junto aos Centros Integrados de Ações Locais (CIAL), apoiando as suas ações, por meio de visitas de coordenação e orientação técnica.

No Serviço de Notícia dos Jogos (SNJ)

● uma equipe, responsável pelo acompanhamento diário de notícias dos jogos e o encaminhamento de sugestões de pauta para postagens nas redes sociais da MB.

Além disso, as Organizações Militares da Marinha responsáveis pelos locais de competição foram contempladas com pessoal específico da área de Comunicação Social, de forma a reforçar a capacidade de atendimento à imprensa, aos atletas e ao público em geral.

Como resultado do esforço, no curto período dos Jogos foram produzidos 37 vídeos para a TV Marinha na Web, postados 41 álbuns de fotos do evento, publicadas 51 edições do Nomar Online, elaborados 10 sitreps diários das competições e postadas mais de uma centena de mensagens nas Redes Sociais.

Além de informar toda a MB durante os Jogos Mundiais Militares, o trabalho realizado pelo Centro de Comunicação Social da Marinha serviu, para divulgar a nossa Força perante toda a sociedade brasileira, mostrando não somente o sucesso dos nossos atletas nas quadras, campos, tatames e piscinas, mas também o trabalho realizado por todos os militares e servidores civis que compõe a Marinha, tanto na montagem dos locais de competição quanto na organização e condução dos eventos colocados sob responsabilidade das nossas Organizações Militares.

(CCSM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *