Ministro da Defesa na Operação “Amazônia 2011”

Ministro da Defesa na Operação “Amazônia 2011”No dia 29 de maio, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, esteve em Manaus (AM), participando da Operação “Amazônia 2011”, que ocorreu de 23 de maio a 03 de junho. O exercício conjunto envolveu a Marinha, o Exército e a Aeronáu­tica e foi destinado a aprimorar o preparo e o emprego das Forças Armadas para o desempenho das missões constitucionais que lhes são atribuídas.

O Ministro da Defesa enfa­tizou a importância da Operação “Amazônia”: “É necessário que as três Forças estejam integradas testando e planejando, de forma conjunta, os seus meios operacio­nais e os sistemas de comando, de controle e de logística conjunta”.

Acompanharam o Ministro Nelson Jobim, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; o Comandante da Aeronáuti­ca, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito; o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria; o Comandante do 9º Distrito Naval e Comandante da Força Naval Com­ponente (FNC), Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro; e o Chefe do Es­tado-Maior Con­junto das Forças Armadas, General-de-Exército José Carlos De Nardi.

Ministro da Defesa na Operação “Amazônia 2011”No Comando da 12ª Re­gião Militar, em Manaus, eles participaram de uma videocon­ferência, visitaram o Centro de Coordenação e Direção de Exer­cício e Instalações do Comando Logístico do Teatro de Operações (TO), acompanharam as ativida­des da Comunicação Social no site institucional, que foi simula­do para a Operação.

No dia seguinte, a comi­tiva dirigiu-se à Força Aérea Componente (FAC) do Teatro de Operação (TO), localizado na Base Aérea de Manaus, com des­tino ao Navio-Auxiliar “Pará” (U15), meio naval subordinado a FNC, atracado no município de Fonte Boa (AM).

Na ocasião, o Vice-Almi­rante Frade apresentou a Ação Cívico-Social (ACISO) realizada pelo Navio de Assistência Hos­pitalar “Oswaldo Cruz”, às co­munidades ribeirinhas, durante a Operação.

(CSSM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *