Assinatura do Contrato de Construção de quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais

Assinatura do Contrato de Construção de quatro Avisos Hidroceanográficos FluviaisO Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deia­na, e o Diretor-Presidente da In­dústria Naval do Ceará (INACE), Antonio Gil Fernandes Bezerra, assinaram, no dia 26 de maio, o contrato para a construção de quatro Avisos Hidroceanográfi­cos Fluviais (AvHoFlu), em For­taleza (CE).

Os AvHoFlu serão constru­ídos a partir de especificações de aquisição, de acordo com os re­quisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Di­retoria de Engenharia Naval. Eles possuirão comprimento total de 25 metros, boca moldada máxima de 8,0 metros e calado máximo de 1,40 metros, comportando 12 tri­pulantes e devendo ser dotado de um laboratório seco e um paiol de material hidro­ceanográfico.

Os qua­tro Avisos Hi­droceanográ­ficos Fluviais serão entregues até novembro de 2012 e suas construções estão inseri­das no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Prote­ção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa.

Os AvHoFlu destinam-se à execução dos Levantamentos Hi­droceanográficos em águas inte­riores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Tem a finalidade de atualizar, de forma contínua, a cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental impor­tância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possi­bilitará melhoria na segurança da navegação.

(CSSM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *