ADESG homenageia a Marinha do Brasil

ADESG homenageia a Marinha do Brasil
O Presidente da ADESG, entrega estatueta, Guerreiro Adesguiano, ao Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Moura Neto

O dia 30 de junho de 2011 certamente entrará para a história  da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Aproveitando o tradicional almoço da última quinta-feira de cada mês, no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, a ADESG realizou uma homenagem à Marinha do Brasil, pela passagem do 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Como representantes da Força Naval estiveram presentes o Comandante da Marinha,  Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; o Comandante de Operações Navais,  Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Farias; Diretor Geral de Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães; Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Augusto de Souza; Comandante-em-Chefe-da-Esquadra, Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra; Presidente do Clube da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista; Coordenador Geral do Programa do Submarino Nuclear Brasileiro, Almirante-de-Esquadra José Alberto Accioly Fragelli; Presidente do Clube Naval, Vice-Almirante Ricardo Antonio da Veiga Cabral; Diretor de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante Armando Senna Bitencourt ; Deputado Estadual  Flavio Bolsonaro; Diretor da Transpetro Rubens Teixeira e demais adesguianos e convidados.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o almoço foi servido, tendo como pano de fundo a  inspiradora Baía de Guanabara. No decorrer do evento, o radialista Gerdal dos Santos fez um breve relato sobre a epopéia da Marinha na Batalha Naval do Riachuelo e também das suas atividades atuais. No texto do Brigadeiro Hélio Gonçalves falou sobre a importância da ajuda que a Marinha está propiciando a sua administração, principalmente em eventos culturais,  quando recentemente alguns membros da Força Naval tiveram uma importante participação no seminário sobre “ A Segurança e a Defesa no Atlântico Sul”, realizado no Instituto Cultural da Aeronáutica, em maio último. Hélio Gonçalves disse também que a ADESG tem uma programação sobre as atividades alusivas aos 60 anos da instituição, e gostaria que uma apresentação da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais fizesse parte das comemorações. Por fim, entregou ao Almirante Moura Neto, a estatueta do Guerreiro Adesguiano, como um forma de agradecimento à consideração que a Força Naval tem pela ADESG, que foi fundada pelo Almirante Benjamim Sodré, em 7 de dezembro de 1951.

O Almirante Moura Neto agradeceu a homenagem ,  e parabenizou a Instituição pela demonstração de luta intensa na obtenção de uma sede própria, e que também se empenhará nesta luta auxiliando os adesguianos no que estiver ao seu alcance .O Comandante da Marinha deixou clara a sua boa impressão sobre a ADESG, atestando que  é um  lugar onde se estuda a Nação e seus problemas. Em seguida, Moura Neto falou sobre sua preocupação com a Marinha do futuro e que os projetos e investimentos em em andamento pela Força Naval não podem parar. Citou ainda entusiasmado o Programa de Desenvolvimentos de Submarinos, o PROSUB, que consiste na produção de um submarino movido à energia nuclear e mais 4 de propulsão convencional. A embarcação propulsionada por força nuclear vai se chamar “Almirante Álvaro Alberto”, uma justa homenagem ao homem que implementou o Programa Nuclear Brasileiro. Na opinião dele o sucesso deste programa vai proporcionar  ao Brasil mais  independência científica e tecnológica. Ao final, o Almirante Moura Neto entregou  uma placa ao Brigadeiro Hélio Gonçalves, como lembrança do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

(Fotos: Jocimar Pequeno/ Texto: Pedro Rezende/Paloma Mesquita – FM)

ADESG
O Brigadeiro Hélio Gonçalves, Presidente da ADESG com seus convidados
ADESG
O Presidente do Clube Naval, Almirante Veiga Cabral, presente no almoço
ADESG
General Glênio Pinheiro e membros do Corpo Permanente da ESG
ADESG
Deputado Estadual Flavio Bolsonaro e o Diretor da Transpetro Rubens Teixeira
ADESG
O Almirante-de-Esquadra Moura Neto entrega uma placa de agradecimento da Marinha ao Presidente da ADESG
ADESG
O Presidente da ADESG, agradece a presença do Almirante João Afonso Prado Maia de Farias
ADESG
O Presidente da ADESG, agradece a presença do Almirante Arthur Pires Ramos
ADESG
O Presidente da ADESG, agradece a presença do Almirante Marco Antônio Corrêa Guimarães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *