
Uma comitiva de militares da Escola Superior de Guerra visitou o Comando de Operações Navais, no dia 19 de abril de 2011, a fim de conhecer as atividades desenvolvidas pela Subchefia de Operações, com ênfase em Comando e Controle; além das experiências obtidas nas últimas Operações Conjuntas.
O Diretor do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC), 22 estagiários da Marinha, Exército, Aeronáutica e instrutores foram recebidos pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria, que ressaltou a importância dos estudos e do planejamento das Operações Conjuntas com a participação e interação das três Forças, em um processo de aprendizado e aprimoramento constante. Ao final, os estagiários participaram de um “briefing” no novo Centro de Comando e Controle do Teatro de Operações Marítimo.
O Curso de Estado-Maior Conjunto é realizado uma vez por ano, na Escola Superior de Guerra, com duração de 15 semanas. Ele visa preparar oficiais superiores das Forças Armadas para assumir funções nos Estados-Maiores Conjuntos, realizar planejamentos para o emprego estratégico-operacional de forças militares em operações conjuntas ou executadas sob orientação do Ministério da Defesa. Trata-se do único curso do gênero existente no âmbito do Ministério da Defesa.
(CCSM/ FM)