
O stand da Marinha recebeu, no dia 13 de abril, diversos visitantes. Com o propósito de divulgar a participação da Marinha em projetos de defesa, as instalações vão desde maquetes até a utilização de recursos audiovisuais.
A exposição contou com uma maquete do submarino com propulsão nuclear, sobre a qual engenheiros da Marinha ofereceram explicações a respeito do futuro meio naval e sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O tema dos submarinos tem tido grande espaço nos assuntos sobre defesa no cenário nacional. Por este motivo, a Marinha expõe uma maquete aberta para que seja possível mostrar aos interessados um protótipo de um submarino de forma detalhada.
Outro importante tema exposto pela Marinha é a construção de navios em estaleiros nacionais, tais como os Navios-Patrulha da classe “Macaé” e a Corveta “Barroso”. O stand também apresentou uma maquete sobre o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que esteve em exposição como uma forma de apresentar a Estação Antártica Comandante Ferraz aos visitantes.

Dois telões mostram alguns dos principais programas da Marinha, entre eles, filmes sobre o PROSUB, Antártica e Navios-Patrulha da Classe “Macaé”. Totens também abordaram projetos desenvolvidos pelo Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP), Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais (CRESUMAR), Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Programa de Submarinos e Amazônia Azul.
A programação da LAAD 2011 envolveu, ainda, o III Seminário de Defesa, que contou com palestrantes da Marinha do Brasil. Entre os principais temas debatidos, estavam: o Programa Nuclear da Marinha, Tecnologias, Integração e Modernização e Base Industrial de Defesa do Brasil.
(CCSM/ FM)