
A Latin America Aerospace & Defence foi palco para a apresentação da mais nova aeronave da Marinha do Brasil, o EC-725, Super Cougar, e para a assinatura de um acordo entre o Ministério da Defesa do Brasil e o Ministério da Defesa de Angola.
A aeronave Super Cougar recebeu a visita do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, que falou da importância de expor o meio na feira. “Essa nova aeronave é importante para a Marinha e trazê-la para a LAAD é uma confirmação de que a Marinha continua crescendo”, disse.
O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Liseo Zampronio explicou que a aeronave veio substituir o UH-14, Super Puma. “Essa é a primeira de um grupo de 16 aeronaves que irá nos proporcionar um salto tecnológico em termos de aviônica. É a primeira que traz uma capacidade para o País de fabricar uma aeronave de grande porte”.

A LAAD também proporcionou ao Ministério da Defesa do Brasil e ao Ministério da Defesa de Angola a assinatura de um memorando de entendimento técnico de delimitação da Plataforma Continental daquele país que, cumprindo as regras estabelecidas pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, permitirá que suas Águas Jurisdicionais sejam ampliadas, assegurando direitos sobre todos os recursos naturais do subsolo marinho.
De acordo com o Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Vice-Almirante Marcelio Carmo de Castro Pereira, a assinatura do memorando dá suporte e apoio a um contrato comercial também firmado entre os dois governos e a EMGEPRON. Ele conta que esse é um trabalho que o Brasil fez na sua Plataforma Continental e foi o segundo país do mundo a apresentar essa delimitação à Organização das Nações Unidas (ONU).
(CCSM/ FM)