Dia das Comunicações Navais

Dia das Comunicações
V. Alte. Fernandes fala durante a Cerimônia Militar pelo Dia das Comunicações Navais, no Rio Grande

No dia 28 de março, foi comemorado o Dia das Comunicações Navais, com vá­rias cerimônias militares, que homenagearam o seu Patrono, o Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rêgo.

Em Belém (PA), o evento ocorreu na Estação Radiogonio­métrica da Marinha e contou com as presenças do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almiran­te Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis, de diversas autoridades civis e militares, de membros da Sociedade Amigos da Marinha e de militares da reserva.

No mesmo dia, o Comando do 5º Distrito Naval comemorou o Dia das Comunicações Navais a bordo da Estação Radiogonio­métrica da Marinha no Rio Gran­de (ERMRG), no Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi realizada uma cerimônia militar, com a leitura da Ordem-do-Dia da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha alusiva à data.

A cerimônia foi seguida de um almoço, onde estiveram presentes o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, o Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Luiz Correia de Vasconcelos, o Chefe do Estado-Maior do Comando do 5º Distrito Naval, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcello Melo da Gama, além de titulares das Organizações Militares (OM) sediadas no Rio Grande, Praças representantes dos Setores de Comunicações das OM subordinadas e as tripulações das demais OM sediadas na Ilha de Terrapleno de Leste (Esqua­drão HU-5 e SSN-5).

Dia das Comunicações
Cerimônia MIlitar pelo Dia das Comunicações Navais, em Belém

Durante o almoço, foi re­alizado o batismo da quadra poliesportiva da ERMRG pelo Vice-Almirante Fernandes e pelo Comandante da Estação Radio­goniométrica da Marinha no Rio Grande, Capitão-de-Corveta Felippe José Macieira Ramos. A quadra recebeu o nome de “Qua­dra 28 de Março”, em homena­gem à atividade-fim da OM.

A Marinha instituiu no dia 28 de março como Dia das Comu­nicações Navais em homenagem a criação do Serviço Radiotele­gráfico da Marinha, no ano de 1904, consagrando a implemen­tação deste invento tecnológico, que modificaria conceitos e para­digmas nas Operações de Guer­ra Naval em todas as Marinhas.

(CCSM/ FM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *