
No dia 28 de março, foi comemorado o Dia das Comunicações Navais, com várias cerimônias militares, que homenagearam o seu Patrono, o Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rêgo.
Em Belém (PA), o evento ocorreu na Estação Radiogoniométrica da Marinha e contou com as presenças do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis, de diversas autoridades civis e militares, de membros da Sociedade Amigos da Marinha e de militares da reserva.
No mesmo dia, o Comando do 5º Distrito Naval comemorou o Dia das Comunicações Navais a bordo da Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande (ERMRG), no Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi realizada uma cerimônia militar, com a leitura da Ordem-do-Dia da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha alusiva à data.
A cerimônia foi seguida de um almoço, onde estiveram presentes o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, o Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Luiz Correia de Vasconcelos, o Chefe do Estado-Maior do Comando do 5º Distrito Naval, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcello Melo da Gama, além de titulares das Organizações Militares (OM) sediadas no Rio Grande, Praças representantes dos Setores de Comunicações das OM subordinadas e as tripulações das demais OM sediadas na Ilha de Terrapleno de Leste (Esquadrão HU-5 e SSN-5).

Durante o almoço, foi realizado o batismo da quadra poliesportiva da ERMRG pelo Vice-Almirante Fernandes e pelo Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande, Capitão-de-Corveta Felippe José Macieira Ramos. A quadra recebeu o nome de “Quadra 28 de Março”, em homenagem à atividade-fim da OM.
A Marinha instituiu no dia 28 de março como Dia das Comunicações Navais em homenagem a criação do Serviço Radiotelegráfico da Marinha, no ano de 1904, consagrando a implementação deste invento tecnológico, que modificaria conceitos e paradigmas nas Operações de Guerra Naval em todas as Marinhas.
(CCSM/ FM)